segunda-feira, 21 de março de 2016

Viver sozinho ou se casar?



Quando somos adolescentes tudo em nossa vida é muito intenso, o simples fato de se imaginar sozinho sem um companheiro ou companheira causa desespero em muitos jovens, já em outros, pensar em se casar causa medo. Viver sozinho ou se casar? Essa é umas das questões que mais afligem os jovens e adolescentes cristãos da atualidade, pois a sociedade atual prega que é possível viver sozinho e ser feliz ou se não der certo o casamento é só divorciar-se.

Em 1 Coríntios 7:8 o apostolo Paulo diz o seguinte: “Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.” Muitas pessoas confundem o sentido desse versículo e dizem que não é bom casar-se e sim ficar solteiro, mas na verdade o apóstolo da apenas uma recomendação. Para Paulo os solteiros devem cuidar das coisas de Deus, da obra de Deus, se dedicar inteiramente para Deus. Sendo solteiro o individuo tem mais tempo para trabalhar na obra, ao contrario dos casados que precisam cuidar dos filhos, casa, trabalho e companheiro.

  Mas a final, casar ou ficar solteiro?

Essa é uma pergunta na qual a resposta é totalmente individual, porém as nossas decisões devem ser baseadas na palavra de Deus. Segundo a percepção de Deus não é bom que o homem viva só, em Genesis 2:18, Deus diz isso no sentido de que Adão estava só e que ele não poderia viver sozinho. Mas trazendo para os dias atuais a palavra “homem”, podemos emprega-la não só ao sexo masculino, mas ao ser humano em si. Entendendo esse pensamento podemos concluir que para Deus não é ideal vivermos sozinhos.

A palavra do Senhor em Eclesiastes 4:9-10 deixa claro que viver sozinho não é o ideal “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” Lembre-se, ninguém vive sozinho, talvez você esteja se perguntado: Mas eu conheço inúmeras pessoas que são solteiras e felizes, como elas conseguem?” Na verdade a maioria das pessoas que optam por ficar sozinhas decidiram isso baseando-se em decepções passadas, elas na verdade tem medo de entrar em relacionamentos por conta de um trauma sofrido.

Talvez, mesmo assim você prefere ser solteiro. Tudo bem, mas entenda que o solteiro cristão se entrega somente a Deus. No mundo solteirice é sinônimo de diversão, sexo sem compromisso, alimentar a carne ou uma falsa liberdade. Mas para os solteiros cristãos a tal solteirice é sinônimo de entrega completa a Deus, fazer a obra e santificação.

O casamento por sua vez necessita de compromisso e maturidade de ambas as partes com Deus e com o parceiro. Se você optar pela vida de casado lembre-se: Você deve permanecer firme em Cristo e entender que você será uma só carne com o seu par.

Não decida nada de cabeça quente. Ore, busque em Deus as repostas que você precisa, converse com seus pastores ou líderes, estude a bíblia e tenha paciência.

By: Mayra Lins


2 comentários:

  1. Bom dia
    Se for casada porém separada
    O diforcil está em andamento
    Posso mora com outra pessoa?
    Ou não

    ResponderExcluir